Pular para o conteúdo principal

Como evitar que seu computador se torne um spam zombie


Como evitar que seu computador se torne um spam zombie


Os computadores infectados por códigos maliciosos, capazes de transformar o sistema do usuário em um servidor de e-mail para envio de spam, são chamados de spam zombies. Em muitos casos, o usuário do computador infectado demora a perceber tal comportamento anômalo, exceto por lentidão na máquina ou na conexão com a rede.

Além de propagar-se por e-mail, a maior parte dos códigos maliciosos se tem disseminado automaticamente pela rede. Esses programas maliciosos, em geral worms ou bots, buscam por máquinas com programas que possuem alguma vulnerabilidade e as comprometem. Após conseguirem acesso a uma máquina, esses programas passam a ser controlados pelos invasores e podem, entre outros fins, ser utilizados para o envio de spam.

Dicas para proteção

  • Utilize softwares de proteção (antivírus, antispam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo.
  • Mantenha atualizadas as versões dos softwares de proteção. 
  •  Mantenha atualizadas as assinaturas do antivírus e do anti-spyware. 
  •  Não clique em URLs (links) incluídas em e-mails, principalmente, se forem e-mails suspeitos de spam ou de origem desconhecida. 
  •  Não execute arquivos anexados aos e-mails sem examiná-los previamente com um antivírus. 
  •  Esteja atento à navegação em sites na Internet, e evite clicar em links que aparecem em janelas do tipo pop-up. 
  •  Caso note comportamento anômalo em seu computador (reinicializações sem motivo aparente, lentidão e erros diversos, por exemplo), faça um rastreamento com o antivírus e, se o problema persistir, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos. 
  •  Em casos de contaminação por vírus ou outro código malicioso, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos, evitando restaurar backups antigos.

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 10 versão 1803

Atualização do Windows 10: o lançamento está atrasado O lançamento do Windows 10 versão 1803 Update para o dia 10 de abril era esperado de todos os lados. Depois que não ocorreu no prazo, foi um tweet pelo especialista da Microsoft, Zac Bowden, conhecido que a data de lançamento pode ser adiada por várias semanas devido a um bug grave. Seguindo a Atualização Windows 10 do ano passado, espera-se que a próxima grande atualização do sistema operacional Windows 10, da Microsoft, versão 1803, e denominada Redstone 4, seja lançada em 10 de abril . Devido a um erro sério, o lançamento foi adiado até novo aviso, e os usuários do Windows 10 podem ainda ter que esperar várias semanas pela atualização do Windows 10 versão 1803. No entanto, os novos recursos já são conhecidos e você ainda tem a oportunidade, através do Windows Insider Program, de testá-los com antecedência. Há também um truque que permitirá que você instale a atualização agora sem ter que participar do Windows Insider Program...

Códigos móveis

Códigos móveis Códigos móveis são utilizados por desenvolvedores para incorporar maior funcionalidade e melhorar a aparência de páginas Web. Embora sejam bastante úteis, podem representar riscos quando mal-implementados ou usados por pessoas mal-intencionadas. Alguns tipos de códigos móveis e os riscos que podem representar são: Programas e applets Java: normalmente os navegadores contêm módulos específicos para processar programas Java que, apesar de possuírem mecanismos de segurança, podem conter falhas de implementação e permitir que um programa Java hostil viole a segurança do computador. JavaScripts: assim como outros scripts Web, podem ser usados para causar violações de segurança em computadores. Um exemplo de ataque envolvendo JavaScript consiste em redirecionar usuários de um site legítimo para um site falso, para que instalem códigos maliciosos ou forneçam informações pessoais.   Componentes (ou controles) ActiveX: o navegador Web, pelo esquema de certificados...

Golpe envolvendo sites de compras coletivas

Golpe envolvendo sites de compras coletivas Sites de compras coletivas têm sido muito usados em golpes de sites de comércio eletrônico fraudulentos. Além dos riscos inerentes às relações comerciais cotidianas, os sites de compras coletivas também apresentam riscos próprios, gerados principalmente pela pressão imposta ao consumidor em tomar decisões rápidas pois, caso contrário, podem perder a oportunidade de compra. Golpistas criam sites fraudulentos e os utilizam para anunciar produtos nos sites de compras coletivas e, assim, conseguir grande quantidade de vítimas em um curto intervalo de tempo. Além disto, sites de compras coletivas também podem ser usados como tema de mensagens de phishing. Golpistas costumam mandar mensagens como se tivessem sido enviadas pelo site verdadeiro e, desta forma, tentam induzir o usuário a acessar uma página falsa e a fornecer dados pessoais, como número de cartão de crédito e senhas. Prevenção: procure não comprar por impulso apenas para ga...