Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril 1, 2013

Exemplos de e-mails com campos falsificados são aqueles recebidos como sendo:

Exemplos de e-mails com campos falsificados são aqueles recebidos como sendo: de alguém conhecido, solicitando que você clique em um link ou execute um arquivo anexo; do seu banco, solicitando que você siga um link fornecido na própria mensagem e informe dados da sua conta bancária do administrador do serviço de e-mail que você utiliza, solicitando informações pessoais e ameaçando bloquear a sua conta caso você não as envie. Você também pode já ter observado situações onde o seu próprio endereço de e-mail foi indevidamente utilizado. Alguns indícios disto são:     você recebe respostas de e-mails que você nunca enviou;     você recebe e-mails aparentemente enviados por você mesmo, sem que você tenha feito isto;     você recebe mensagens de devolução de e-mails que você nunca enviou, reportando erros como usuário desconhecido e caixa de entrada lotada (cota excedida).

Falsificação de e-mail

Falsificação de e-mail Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra. Esta técnica é possível devido a características do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) que permitem que campos do cabeçalho, como "From:" (endereço de quem enviou a mensagem), "Reply-To" (endereço de resposta da mensagem) e "Return-Path" (endereço para onde possíveis erros no envio da mensagem são reportados), sejam falsificados. Ataques deste tipo são bastante usados para propagação de códigos maliciosos, envio de spam e em golpes de phishing. Atacantes utilizam-se de endereços de e-mail coletados de computadores infectados para enviar mensagens e tentar fazer com que os seus destinatários acreditem que elas partiram de pessoas conhecidas.

Use apenas programas originais:

Use apenas programas originais: O uso de programas não originais pode colocar em risco a segurança do seu computador já que muitos fabricantes não permitem a realização de atualizações quando detectam versões não licenciadas. Além disto, a instalação de programas deste tipo, obtidos de mídias e sites não confiáveis ou via programas de compartilhamento de arquivos, pode incluir a instalação de códigos maliciosos. ao adquirir computadores com programas pré-instalados, procure certificar-se de que eles são originais solicitando ao revendedor as licenças de uso;   ao enviar seu computador para manutenção, não permita a instalação de programas que não sejam originais;     caso deseje usar um programa proprietário, mas não tenha recursos para adquirir a licença, procure por alternativas gratuitas ou mais baratas e que apresentem funcionalidades semelhantes as desejadas.

Mantenha os programas instalados com todas as atualizações aplicadas:

Mantenha os programas instalados com todas as atualizações aplicadas:  Quando vulnerabilidades são descobertas, certos fabricantes costumam lançar atualizações específicas, chamadas de patches, hot fixes ou service packs. Portanto, para manter os programas instalados livres de vulnerabilidades, além de manter as versões mais recentes, é importante que sejam aplicadas todas as atualizações disponíveis. configure, quando possível, para que os programas sejam atualizados automaticamente; programe as atualizações automáticas para serem baixadas e aplicadas em horários em que seu computador esteja ligado e conectado à Internet. Alguns programas, por padrão, são configurados para que as atualizações sejam feitas de madrugada, período no qual grande parte dos computadores está desligada (as atualizações que não foram feitas no horário programado podem não ser feitas quando ele for novamente ligado);   no caso de programas que não possuam o recurso de atualização automática, ou caso v

Mantenha os programas instalados com as versões mais recentes:

Mantenha os programas instalados com as versões mais recentes:  Fabricantes costumam lançar novas versões quando há recursos a serem adicionados e vulnerabilidades a serem corrigidas. Sempre que uma nova versão for lançada, ela deve ser prontamente instalada, pois isto pode ajudar a proteger seu computador da ação de atacantes e códigos maliciosos. Além disto, alguns fabricantes deixam de dar suporte e de desenvolver atualizações para versões antigas, o que significa que vulnerabilidades que possam vir a ser descobertas não serão corrigidas.     remova programas que você não utiliza mais. Programas não usados tendem a ser esquecidos e a ficar com versões antigas (e potencialmente vulneráveis); remova as versões antigas. Existem programas que permitem que duas ou mais versões estejam instaladas ao mesmo tempo. Nestes casos, você deve manter apenas a versão mais recente e remover as mais antigas; tenha o hábito de verificar a existência de novas versões, por meio de opções disp

Segurança de computadores

Segurança de computadores Muito provavelmente é em seu computador pessoal que a maioria dos seus dados está gravada e, por meio dele, que você acessa e-mails e redes sociais e realiza transações bancárias e comerciais. Por isto, mantê-lo seguro é essencial para se proteger dos riscos envolvidos no uso da Internet. Além disto, ao manter seu computador seguro, você diminui as chances dele ser indevidamente utilizado para atividades maliciosas, como disseminação de spam, propagação de códigos maliciosos e participação em ataques realizados via Internet. Muitas vezes, os atacantes estão interessados em conseguir o acesso à grande quantidade de computadores, independente de quais são e das configurações que possuem. Por isto, acreditar que seu computador está protegido por não apresentar atrativos para um atacante pode ser um grande erro. Para manter seu computador pessoal seguro, é importante que você.