Códigos móveis
Códigos móveis são utilizados por desenvolvedores para
incorporar maior funcionalidade e melhorar a aparência de páginas Web. Embora
sejam bastante úteis, podem representar riscos quando mal-implementados ou
usados por pessoas mal-intencionadas.
Alguns tipos de códigos móveis e os riscos que podem representar são:
- Programas e applets Java: normalmente os navegadores contêm módulos específicos para processar programas Java que, apesar de possuírem mecanismos de segurança, podem conter falhas de implementação e permitir que um programa Java hostil viole a segurança do computador.
- JavaScripts: assim como outros scripts Web, podem ser usados para causar violações de segurança em computadores. Um exemplo de ataque envolvendo JavaScript consiste em redirecionar usuários de um site legítimo para um site falso, para que instalem códigos maliciosos ou forneçam informações pessoais.
- Componentes (ou controles) ActiveX: o navegador Web, pelo esquema de certificados digitais, verifica a procedência de um componente ActiveX antes de recebê-lo. Ao aceitar o certificado, o componente é executado e pode efetuar qualquer tipo de ação, desde enviar um arquivo pela Internet até instalar programas (que podem ter fins maliciosos) em seu computador.
Prevenção:
Assim como no caso de cookies, não é indicado bloquear
totalmente a execução dos códigos móveis, pois isto pode afetar o acesso a
determinados sites e serviços. Para se prevenir dos riscos, mas sem comprometer
a sua navegação, há algumas dicas que você deve seguir, como:
- permita a execução de programas Java e de JavaScripts mas assegure-se de utilizar complementos, como por exemplo o NoScript (disponível para alguns navegadores), para liberar gradualmente a execução, conforme necessário e apenas em sites confiáveis;
- permita que componentes ActiveX sejam executados em seu computador apenas quando vierem de sites conhecidos e confiáveis;
- seja cuidadoso ao permitir a instalação de componentes não assinados .