Pular para o conteúdo principal

Dez dicas para se manter seguro e seguro on-line

Dez dicas para se manter seguro e seguro on-line

Dez dicas para se manter seguro e seguro on-line


AV-Test - Ao usar um PC, tablet e smartphone, uma conexão segura com a Internet é indispensável. Com as seguintes 10 dicas de segurança dos especialistas do AV-TEST Institute, os usuários podem facilmente navegar em torno dos perigos que espreitam na Internet e usar serviços on-line e dispositivos sem preocupações de segurança.

Seguindo estas 10 dicas dos especialistas da AV-TEST pode garantir o uso totalmente seguro da Internet.

O site AV-TEST fornece informações gratuitas sobre qual software é melhor para proteger seus PCs, smartphones e tablets de perigos na Web.

Fazer cópias de backup de dados vitais garante que você estará no lado seguro mesmo em caso de ataques de vírus.

Antes de descartar dispositivos antigos, certifique -se de excluir com segurança todos os dados armazenados neles usando um software especial.

Dica 1: Use o software de segurança mais recente

Os pacotes de segurança da Internet oferecem a melhor proteção contra trojans, vírus e outros aplicativos de malware. Esta combinação de proteção contra vírus, um firewall, filtros de spam e outras funções também podem proteger PCs, smartphones e tablets de ameaças adicionais da Internet, por exemplo, ataques de hackers. Os produtos com melhor desempenho nesta categoria podem ser encontrados nos últimos testes no site do AV-TEST Institute.

Dica 2: Mantenha-se sempre atualizado

Os ataques online ocorrem principalmente através de lacunas de segurança nos programas, no sistema operacional ou no navegador. Por atualização da Internet, os fabricantes desligam regularmente todos os vazamentos de segurança conhecidos em seus programas. É por isso que todas as aplicações devem ser sempre actualizadas. Isso também se aplica ao software de segurança. Por Internet, este software regularmente recebe informações atuais sobre a detecção de aplicativos de malware. As atualizações para Android, Mac OS e Windows devem ser realizadas regularmente e prontamente.

Dica 3: Escolha senhas seguras

Ao selecionar senhas, os usuários devem ser o mais criativos possível e usar uma senha diferente para cada conta online! Uma boa senha tem pelo menos oito caracteres. O mais seguro é uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números, bem como caracteres especiais. Alguns que são fáceis de lembrar incluem senhas que consistem nas letras iniciais de letras de músicas, juntamente com o ano em que foram lançados. Gerentes de senha freeware também pode ser útil na administração de muitas senhas. Naturalmente, as senhas devem ser mantidas em segredo.

Dica 4: Conexões criptografadas para transferência segura de dados

Sempre que possível, a transferência de dados para sites, por exemplo, quando se envolve em compras on-line, banco ou recuperação de e-mail, deve ser realizada através de conexões criptografadas. As conexões criptografadas são denotadas por um URL que começa com "https" em vez de em vez de apenas "http". Além disso, os navegadores exibem um ícone de cadeado fechado para conexões criptografadas.

Dica 5: Cuidado ao usar Wi-Fi público

Os Wi-Fi públicos são práticos quando se navega brevemente na web ou se determina a sua localização actual com um smartphone. Eles não são adequados para operações bancárias on-line ea transferência de dados críticos, no entanto, como você geralmente não sabe quem está executando a rede e como é seguro. É por isso que é melhor para recuperar a partir de casa quaisquer dados vale a pena proteger, e você deve evitar o acesso a importantes contas on-line quando fora e aproximadamente. Se for necessário enviar dados confidenciais através de um Wi-Fi público, recomenda-se a utilização do software VPN. Através de uma chamada rede privada virtual (VPN), a transferência de dados do Wi-Fi público é seguramente criptografada.

Dica 6: Seja mesquinho ao fornecer detalhes pessoais

As informações pessoais fornecidas em websites, em programas e em aplicativos são freqüentemente divulgadas ou mesmo vendidas a terceiros. É por isso que, no máximo, os usuários só devem preencher os campos obrigatórios e divulgar o mínimo de detalhes pessoais possível. Normalmente, é indicado nos termos e condições gerais e políticas de privacidade dos serviços on-line, software e fornecedores de aplicativos como os dados são usados.

Dica 7: Cuidado com material gratuito

As antigas palavras de conselho também se aplicam na Web: "Confie, mas tenha cuidado em quem você confia!" No caso de aplicativos gratuitos, freeware e Web oferece, você deve sempre se perguntar de que benefício a informação pode ser para os provedores. Porque muitas vezes os usuários pagam para o uso dessas aplicações, fornecendo dados que, por sua vez monetized por fornecedores de ofertas aparentemente livre. Endereços ou outros detalhes são então explorados no futuro, por exemplo, para bombardear o usuário com publicidade indesejada.

Dica 8: Usar fontes seguras

Arquivos, programas e aplicativos só devem ser abertos e instalados se originarem de fontes confiáveis. As versões mais recentes do navegador, bem como os programas de segurança, advertem os usuários de fontes online arriscadas conhecidas. É melhor obter aplicativos somente diretamente da Google Play Store e das lojas de aplicativos da Apple e da Microsoft.

Dica 9: Fazer backup de dados regularmente

Existe o risco de perda de dados, não só quando os dispositivos são perdidos, roubados e destruídos. Também em caso de um ataque de ransomware por criptografia Trojans, fazendo backups de dados regulares reduz o risco de ser extorquido por criminosos. Os dados vitais devem ser copiados regularmente usando o software de backup em uma unidade externa ou em outra mídia de armazenamento. Aplicativos de backup relevantes estão disponíveis como freeware na Web.

Dica 10: Excluir dados corretamente

Antes de descartar um PC, telefone celular, unidade de disco ou stick USB, os dados contidos nele devem ser excluídos corretamente. Ao excluir dados usando as funções de exclusão do Windows, Android e iOS, os dados confidenciais não são purificados de forma confiável e podem ser facilmente reconstruídos usando aplicativos de recuperação de dados. Os dados podem ser purgados com segurança usando programas especiais que substituem os dados várias vezes com dados aleatórios, para que nem todos possam reconstruí-los. Esses programas de exclusão também estão disponíveis como freeware na Web.


FONTE

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 10 versão 1803

Atualização do Windows 10: o lançamento está atrasado O lançamento do Windows 10 versão 1803 Update para o dia 10 de abril era esperado de todos os lados. Depois que não ocorreu no prazo, foi um tweet pelo especialista da Microsoft, Zac Bowden, conhecido que a data de lançamento pode ser adiada por várias semanas devido a um bug grave. Seguindo a Atualização Windows 10 do ano passado, espera-se que a próxima grande atualização do sistema operacional Windows 10, da Microsoft, versão 1803, e denominada Redstone 4, seja lançada em 10 de abril . Devido a um erro sério, o lançamento foi adiado até novo aviso, e os usuários do Windows 10 podem ainda ter que esperar várias semanas pela atualização do Windows 10 versão 1803. No entanto, os novos recursos já são conhecidos e você ainda tem a oportunidade, através do Windows Insider Program, de testá-los com antecedência. Há também um truque que permitirá que você instale a atualização agora sem ter que participar do Windows Insider Program...

Segurança em dispositivos móveis

Segurança em dispositivos móveis Dispositivos móveis, como tablets, smartphones, celulares e PDAs, têm se tornado cada vez mais populares e capazes de executar grande parte das ações realizadas em computadores pessoais, como navegação Web, Internet Banking e acesso a e-mails e redes sociais. Infelizmente, as semelhanças não se restringem apenas às funcionalidades apresentadas, elas também incluem os riscos de uso que podem representar. Assim como seu computador, o seu dispositivo móvel também pode ser usado para a prática de atividades maliciosas, como furto de dados, envio de spam e a propagação de códigos maliciosos, além de poder fazer parte de botnets e ser usado para disparar ataques na Internet. Somadas a estes riscos, há características próprias que os dispositivos móveis possuem que, quando abusadas, os tornam ainda mais atraentes para atacantes e pessoas mal-intencionadas, como: Grande quantidade de informações pessoais armazenadas: informações como conteúdo de mensag...

Abuso de formulários e scripts na Web

Abuso de formulários e scripts na Web: Muitos serviços Web tem algum tipo de transmissão do conteúdo de formulários por e-mail, sendo que tal funcionalidade pode ser abusada para a transmissão de spam. Um caso bem conhecido é o script CGI FormMail.pl, que envia o e-mail utilizando-se de informações providas no formulário e que pode ser abusado para prover anonimato para o spammer. Outro exemplo de funcionalidade que pode ser abusada é a função mail() da linguagem PHP e seus similares em outras linguagens. Spams enviados a partir de servidores Web mal-configurados são dificilmente contidos pelas práticas atuais de contenção de spam, sendo muito importante que administradores de serviços Web evitem que seus servidores sejam abusados por spammers.