Motivadores de envio de spam
A Internet causou grande impacto na vida das pessoas,
tornando-se um veículo de comunicação importante, evoluindo para revolucionar a
maneira de fazer negócios e buscar e disponibilizar informações. Ela viabiliza
a realidade da globalização nas diversas áreas da economia e do conhecimento.
Por outro lado, esse canal acabou absorvendo diversas práticas, boas e ruins.
O spam é uma das práticas ruins. Ele ficou famoso ao ser
considerado um tormento para os usuários de e-mail, impactando na produtividade
de funcionários e degradando o desempenho de sistemas e redes. No entanto,
poucos se lembram de que já enfrentaram algo semelhante, antes de utilizar o
e-mail como ferramenta de comunicação.
As cartas de correntes para obtenção de dinheiro fácil,
encontradas nas caixas de correio, as dezenas de panfletos recebidos nas
esquinas e as ligações telefônicas oferecendo produtos são os precursores do
spam. A principal diferença, extremamente relevante, é o fato de que para
enviar cartas ou panfletos e ligar para nossas casas, o remetente tinha de
fazer algum investimento. Este muitas vezes inviabilizava o envio de material
de propaganda em grande escala.
Com o surgimento e a popularização da Internet e,
conseqüentemente, do uso do e-mail, aquele remetente das cartas de corrente ou
propagandas obteve a oportunidade e a facilidade de atingir um número muito
maior de destinatários. Tudo isso com a vantagem de investir muito pouco ou
nada para alcançar os mesmos objetivos em uma escala muito maior. Por essa
razão, esse é um dos maiores motivadores para o envio de spam.
Desde o primeiro spam registrado e batizado como tal, em
1994, essa prática tem evoluído, acompanhando o desenvolvimento da Internet e
de novas aplicações e tecnologias. Atualmente, o spam está associado a ataques
à segurança da Internet e do usuário, propagando vírus e golpes. Tão
preocupante quanto o aumento desenfreado do volume de spam na rede, é a sua
natureza e seus objetivos.
O spam ganhou popularidade, é tema tratado em vários sites e
protagonista de notícias na imprensa, muitas vezes abordando mecanismos de
prevenção ou defesa. O combate ao spam e o desenvolvimento de mecanismos de
prevenção e proteção tornaram-se serviços de destaque oferecidos por provedores
de acesso e empresas fabricantes de software/hardware.
Toda essa movimentação em torno do tema fez com que
surgissem diferentes fontes de informação e muitas controvérsias a respeito do
spam. Não é por acaso que tornou-se um assunto quase sempre acompanhado de
polêmicas. Com o objetivo de ser uma fonte de referência idônea, imparcial e
embasada tecnicamente é que foi criado o site Antispam.br. Ele tem o compromisso
primordial de informar o usuário e o administrador de redes sobre o spam.