Pular para o conteúdo principal

Banda larga fixa

Banda larga fixa


Banda larga fixa é um tipo de conexão à rede com capacidade acima daquela conseguida, usualmente, em conexão discada via sistema telefônico. Não há uma definição de métrica de banda larga que seja aceita por todos, mas é comum que conexões deste tipo sejam permanentes e não comutadas, como as discadas. Usualmente, compreende conexões com mais de 100 Kbps, porém esse limite é muito variável de país para país e de serviço para serviço.

Computadores conectados via banda larga fixa, geralmente, possuem boa velocidade de conexão, mudam o endereço IP com pouca frequência e ficam conectados à Internet por longos períodos. Por estas características, são visados por atacantes para diversos propósitos, como repositório de dados fraudulentos, para envio de spam e na realização de ataques de negação de serviço.

O seu equipamento de banda larga (modem ADSL, por exemplo) também pode ser invadido, pela exploração de vulnerabilidades ou pelo uso de senhas fracas e/ou padrão (facilmente encontradas na Internet). Caso um atacante tenha acesso ao seu equipamento de rede, ele pode alterar configurações, bloquear o seu acesso ou desviar suas conexões para sites fraudulentos.

Cuidados a serem tomados:


  • altere, se possível, a senha padrão do equipamento de rede (verifique no contrato se isto é permitido e, caso seja, guarde a senha original e lembre-se de restaurá-la quando necessário);
  • desabilite o gerenciamento do equipamento de rede via Internet (WAN), de tal forma que, para acessar funções de administração (interfaces de configuração), seja necessário conectar-se diretamente a ele usando a rede local (desta maneira, um possível atacante externo não será capaz de acessá-lo para promover mudanças na configuração).
Fonte: cartilha.cert.br

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 10 versão 1803

Atualização do Windows 10: o lançamento está atrasado O lançamento do Windows 10 versão 1803 Update para o dia 10 de abril era esperado de todos os lados. Depois que não ocorreu no prazo, foi um tweet pelo especialista da Microsoft, Zac Bowden, conhecido que a data de lançamento pode ser adiada por várias semanas devido a um bug grave. Seguindo a Atualização Windows 10 do ano passado, espera-se que a próxima grande atualização do sistema operacional Windows 10, da Microsoft, versão 1803, e denominada Redstone 4, seja lançada em 10 de abril . Devido a um erro sério, o lançamento foi adiado até novo aviso, e os usuários do Windows 10 podem ainda ter que esperar várias semanas pela atualização do Windows 10 versão 1803. No entanto, os novos recursos já são conhecidos e você ainda tem a oportunidade, através do Windows Insider Program, de testá-los com antecedência. Há também um truque que permitirá que você instale a atualização agora sem ter que participar do Windows Insider Program...

Códigos móveis

Códigos móveis Códigos móveis são utilizados por desenvolvedores para incorporar maior funcionalidade e melhorar a aparência de páginas Web. Embora sejam bastante úteis, podem representar riscos quando mal-implementados ou usados por pessoas mal-intencionadas. Alguns tipos de códigos móveis e os riscos que podem representar são: Programas e applets Java: normalmente os navegadores contêm módulos específicos para processar programas Java que, apesar de possuírem mecanismos de segurança, podem conter falhas de implementação e permitir que um programa Java hostil viole a segurança do computador. JavaScripts: assim como outros scripts Web, podem ser usados para causar violações de segurança em computadores. Um exemplo de ataque envolvendo JavaScript consiste em redirecionar usuários de um site legítimo para um site falso, para que instalem códigos maliciosos ou forneçam informações pessoais.   Componentes (ou controles) ActiveX: o navegador Web, pelo esquema de certificados...

Como reconhecer um spam?

Como reconhecer um spam? Basicamente, um spam é um e-mail não solicitado. Portanto, se encontrar um e-mail de "estranhos" em sua caixa de entrada, trata-se de um e-mail suspeito. Verifique o remetente, o assunto, o formato. Ative sua memória, relembrando os cadastros em sites de compras, formulários preenchidos ou amigos antigos. Em caso de dúvidas, verifique também o site da instituição que enviou o e-mail, procurando por notas alertando sobre golpes utilizando o nome da instituição. Não abra ou execute arquivos anexados sem antes verificar com um antivírus. Não clique em URLs inseridas em e-mails.